top of page

Aconselhamento

Na cultura anglo-saxônica, o termo aconselhamento ("counseling") é utilizado para designar um conjunto de práticas que são tão diversas quanto as que configuram as práticas de: orientar, ajudar, informar, amparar, tratar.

O indivíduo tem um valor em si, independentemente do que pode realizar. Muitas vezes, a pessoa não é consciente ou ignora seu potencial de desenvolvimento. O aconselhamento visa ajudá-la a desenvolver sua singularidade e a acentuar sua individualidade. Mais que uma filosofia que poderia ser interpretada, à primeira vista, como uma forma de individualismo selvagem, todos os grandes textos do aconselhamento fazem referência à responsabilidade da pessoa diante dela mesma, do outro e do mundo em torno dela.

 

O individuo não é nem bom, nem ruim por natureza ou por hereditariedade. Ele possui um potencial de evolução e de mudança. O aconselhador, neste sentido, considera em suas intervenções o sentido e os valores que o paciente atribui à vida, às suas próprias atitudes e comportamentos, porque quando uma mudança se impõe no contexto de vida, isto pode se chocar com as opções filosóficas da pessoa em questão e ser, em si, uma causa de dificuldade (ex: mudança de atitude diante do trabalho, da família, da sexualidade, da morte, etc).

Atendimento e Aconselhamento

Muitas vezes estamos diante de uma situação da vida, do trabalho ou do relacionamento, que precisamos de alguém que nos escute e oriente na tomada de uma decisão. Sem o princípio do "julgamento", mas com um direcionamento sincero e altamente diretivo, essa modalidade de atendimento pode lhe ser muito útil em algumas situações pontuais da sua vida.

17106.jpg

Relações Profissionais

Como saber se a minha decisão, a atitude ou comportamento estão corretos? O que devo levar em consideração no momento em que tomo uma decisão e assumo todos os riscos envolvidos nas relações profissionais? Será que fiz certo? Será que posso fazer certo? Como agir sob pressão, sabendo que nem sempre irei agradar a todos? 

amizade-no-trabalho-yanalya.jpg

Relações Interpessoais

O tempo todo estamos envoltos de pessoas com as quais aprendemos o tempo todo a nos relacionarmos. Precisamos aprender a ceder, escutar e não julgar, para então criarmos uma relação mais harmoniosa com o outro e consigo mesmo. Mas, como fazer isso? De que maneira posso me preparar para conversas difíceis, por exemplo? O que fazer diante de uma situação em que nos são exigidas paciência, prudência e sabedoria?

lidar-solidao-scaled.jpg

Relações Instrinsecas

Por que muitas vezes nos sentimentos sozinhos e abandonados? Por que, na maioria das ocasiões, não sabemos o real sentido das nossas escolhas e os impactos que elas causam em nossas vidas? Como posso me sentir melhor comigo mesmo? Existe espaço para ressignificar alguma coisa dentro de mim? Se sim, como posso estar aberto para receber um conselho?

Agenda 2024

Para o ano de 2024, as sessões estão sendo agendadas, somente a partir de agosto. Para mais informações sobre consultas, preços e datas disponíveis, clique em saiba mais e envie uma mensagem!

bottom of page